segunda-feira, 13 de outubro de 2014

////

Cuidados devem ser diários para uma boa higiene bucal




Dentes limpos e hálito fresco. Eis o resultado de uma boa higiene bucal. Muitas pessoas sabem disso, mas nem todas têm o hábito de escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente. Logo, problemas desagradáveis na boca podem acabar virando comuns, como sangramento na gengiva e halitose. E ninguém quer passar por isso, certo?! 

 Todo mundo quer ter dentes saudáveis e sair sorrindo por aí sem preocupações. Por isso, a importância da saúde bucal, que acarreta diretamente no bem-estar das pessoas. Dentes bem cuidados não só proporcionam uma boa aparência para quem os têm, como também ajudam a falar bem e a mastigar corretamente os alimentos.

Esses cuidados devem ser diários, a fim de evitar que possíveis problemas dentários se tornem mais graves. A prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal. Assim, ficamos livres de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca. Para diminuir o risco, devemos realizar a escovação no mínimo três vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e fazer uso do fio dental ao menos uma vez por dia. Esses são os cuidados básicos. 

Mas existem outras medidas que podemos levar em conta, tais como: ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições; usar creme e enxaguante dentais com flúor; utilizar raspadores de língua; e consumir bastante água, que estimula a salivação; além de fazer uma profunda limpeza, polimento dos dentes e remoção de tártaros por um dentista periodicamente. 

É sempre bom reiterar que a higiene bucal é necessária para todos nós, independente da faixa etária, mantermos a saúde de nossos dentes e nossa boca. Pratique!

Texto: André Salustino

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário