domingo, 19 de outubro de 2014

////

Tecnologia e ortodontia: aliadas na eficácia de tratamentos


Texto: André Salustino 

Os avanços tecnológicos desenvolvidos na área da Ortodontia têm garantido cada vez mais tratamentos de excelência. Hoje, o tratamento ortodôntico está bem mais conveniente, menos doloroso, com maior sucesso e mais rápido do que nunca, o que também implica em pacientes cada vez mais satisfeitos. 

Várias técnicas inovadoras apresentadas nos últimos anos vêm mostrando que a busca por um sorriso bonito ou a correção de um problema de ordem dentária, esquelética ou funcional, está cada vez mais fácil de conquistar. Além disso, os resultados alcançados com tanta inovação tecnológica demonstram mais eficácia que os procedimentos considerados mais convencionais. 

Abaixo, algumas dessas tecnologias utilizadas pela Ortodontia: 

Braquetes autoligáveis 

Com um design mais estético, significativamente menor, eles oferecem baixo atrito, permitindo que o fio deslize facilmente pelo braquete, pois não utilizam borrachinhas ou amarrilhos para prender o fio, promovendo, assim, movimentações dentárias mais rápidas, confortáveis e com maior higiene.Os braquetesautoligáveis representam um conforto a mais para o paciente. 

Fios termoativados 

São fios extremamente flexíveis que são ativados de acordo com a temperatura bucal, usando forças leves e contínuas. Assim, o paciente necessita de menos ajustes (manutenções), pois os fios promovem movimentações dentárias com menos incômodo. Esses fios, quando em contato com baixas temperaturas, ficam muito maleáveis, diminuindo a pressão sobre os dentes. 

 Laser 

O laser permite o tratamento de doenças orais com maior conforto e em um menor tempo. Os lasers de baixa potência atuam no tratamento da hipersensibilidade dentária, nevralgias, paralisias e parestesias, acelera a movimentação ortodôntica, auxilia no tratamento das disfunções temporomandibulares, promove o alívio da dor e acelera a cicatrização de lesões aftosas, bioestimula a cicatrização óssea após exodontias, implantes e mini-implantes, atua no tratamento e prevenção de lesões herpéticas. 

Ancoragem Esquelética (mini-implantes e miniplacas) 

O controle da ancoragem é fundamental para obtenção de uma mordida ideal e sucesso do tratamento ortodôntico. Consiste na obtenção de um ponto fixo e imóvel dentro da cavidade bucal, auxiliando a movimentação ortodôntica e evitando o deslocamento da unidade de resistência. As miniplacas proporcionam a obtenção de movimentos complexos, dependendo pouco da colaboração do paciente, além de permitirem o tratamento de algumas más-oclusões esqueléticas. 

Diagnóstico 3D 

Com o advento das tomografias computadorizadas, é possível aprofundar ainda mais o diagnóstico do paciente, auxiliando nas decisões de planejamento e tratamento. As tomografias permitem análises 3D, ou seja, nos três planos do espaço, além da reconstrução em 3D da face. Também permitem análises detalhadas da estrutura óssea, da inserção dos dentes, das articulações (ATM) e das vias aéreas. Essas e outras tecnologias trazem grandes benefícios ao tratamento ortodôntico, desde que sejam utilizadas com critério e com indicação correta.

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário